segunda-feira, 9 de setembro de 2013

IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN)

IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN)

Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e estratégias para a construção    de Políticas Afirmativas de Gênero e  Raça.
O Evento
O IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN), organizado pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da PROEXT e da PROPAAE, a ser realizado entre os dias 19 e 21 de setembro de 2013, em Cruz das Almas, pretende promover discussões em torno do tema Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e Estratégias para a Construção de Políticas Afirmativas de Gênero e Raça, com enfoque em Práticas, Saberes, Estratégias Pedagógicas, Paradigmas e Políticas Públicas Educacionais afins que permeiam a ressignificação identitária dos negros no Brasil, bem como o seu empoderamento nos vários segmentos e áreas de conhecimento e de atuação.
Este Congresso visa a motivar a elaboração de mapeamentos, diagnósticos e respostas que ponham em relevo as dimensões políticas e identitárias dos desafios que se colocam para a democratização e a qualificação da educação brasileira, para a reflexão, o debate e a proposição de políticas transformadoras e emancipatórias e para a valorização de repertórios culturais afro-brasileiros.
GT's
​GT 01 - QUESTÃO URBANA RACISMOSGT 02 - MÍDIA E RELAÇÕES RACIAISGT 03 - ÁFRICA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA E ENSINO.​
GT 04 - LITERATURA ARTES E PERFORMANCE NEGRAS.
​GT 05 - CIÊNCIAS DA VIDA.GT 06 - DESENVOLVIMENTO LOCAL E ARRANJO SÓCIO ECONÔMICOGT 07 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA
​GT 08 - POLITICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS​.
 GT 9 - PODER GÊNERO RAÇA: DESAFIOS.
​GT 10 - CULTURA COMUNIDADES TRADICIONAIS E RELIGIÕES/FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE.GT 11 - PENSAMENTOS E INTELECTUAIS NEGROS​.

De 18 a 21 de setembro de 2013
Local: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas/BA

Fonte: CBPN 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...