segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Uneca considera brilhante perspetiva de crescimento africano


Relatório da agência da ONU mostrou que países em desenvolvimento estão comandando avanço económico global; documento mostra sinais encorajadores para os Estados Unidos, Europa e Japão.
Crescimento económico em África. Foto: Banco Mundial
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*   
O relatório "Perspetivas e Situação da Economia Mundial 2014" demonstra muito boas previsões de crescimento para a África este ano, refere a Comissão Económica para África, Uneca.
Numa análise ao documento, a entidade cita ainda que os países em desenvolvimento lideram o crescimento global.
Projeção
A Uneca referiu que o continente africano cresceu 4% em 2013. A projeção para este ano é de um avanço de 4,7% e de 5% em 2015.
O progresso tem sido mais forte em África Ocidental e Oriental, levado por novos investimentos e descobertas de poços de petróleo e minerais. A instabilidade política tem contido o potencial de crescimento de países das regiões central e norte do continente.
O relatório explica ainda que são moderadas as pressões inflacionárias em todo o continente, mas os países enfrentam pressões fiscais com um aumento do deficit fiscal que passou de 1,3% do PIB para 1,8% no ano passado.
Empregos
O documento conta ainda que o continente enfrenta dificuldades para transformar o crescimento numa significativa criação de empregos. Menciona também o alto número de jovens sem trabalho e a disparidade de género acompanhada de uma crescente desigualdade.
O relatório dá a Uneca uma plataforma para sublinhar as necessidades para uma transformação estrutural da região. A agência da ONU diz que o continente tem sido muito dependente das matérias-primas, com os recursos naturais africanos a representar 25% do crescimento do continente.
*Apresentação: Denise Costa./ radioonu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...