sábado, 28 de dezembro de 2013

Lançamento de Cadernos Negros 36 garante a resistência da literatura afro-brasileira

 LANÇAMENTO DO CN36
O lançamento do livro CADERNOS NEGROS VOLUME 36 - CONTOS AFRO-BRASILEIROS,
aconteceu no dia 13 de dezembro, sexta-feira, às 19h30

O evento contou com a presença de alguns autores do livro residentes em São Paulo e Brasília e algumas participações especiais.
Autores do livro: Adilson Augusto, Cristiane Sobral, Cuti, Elizandra Souza, Fausto Antônio, Hildália Fernandes, Jairo Pinto, Lande Onawale, Lepê Correia, Michel Yakini, Serafina Machado, Sergio Ballouk, Silvana Martins, Valéria Lourenço
Atividades:
- minipalestra "Literatura Afro X Literatura Periférica: Contemporaneidade", com Michel Yakini, do coletivo Elo da Corrente e da Usp.
- participação super-especial do cantor
Fabiann Ifrikan (músico da Guiné-Conacri)
- e das cantoras Liah Jonnes e Débora Garcia e de Cosme Nascimento na percussão.
E não poderia faltar: dança Afro com o grupo Omo Aiyê.

CADERNOS NEGROS VOLUME 36
Este volume 36 de Cadernos Negros continua a história da série criada em 1978 por Cuti, Hugo Ferreira, Jamu Minka e outros. Desde sua criação, a série tem seus volumes feitos de forma coletiva. 
Com 14 autores e dezesseis contos, o livro de 128 páginas traz textos que falam de temas muito próximos a todos, como afetividade, relacionamentos, sobrevivência; traz temas atuais, como futebol, infância e educação; são contos criativos, relatos que dão um agudo retrato de diversos aspectos da vivência afro-brasileira contemporânea.
Lançar mais um Cadernos num ano em que se falou tanto da exclusão de escritores afrodescendentes, cujos textos são tão ricos, mas ainda não tão lidos como deveriam, é algo de profundo significado para os atuais coordenadores da série: Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa.
Cadernos 36 certamente colaborará para dar mais visibilidade à literatura afro.
Fonte: correionago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...