domingo, 8 de dezembro de 2013

Ex-arcebispo Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Mandela


Ex-arcebispo Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Mandela

Rodrigo Craveiro
O religioso disse que amigo é símbolo global da reconciliação. Papa Francisco envia telegrama ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, e destaca o compromisso de Madiba com a dignidade humana.
“Deus, obrigado pelo presente de Madiba. Obrigado, porque ele nos permitiu saber o que podemos nos tornar. Vamos dar a ele o presente de uma África do Sul unida e única.” Ao celebrar uma missa especial na Catedral Anglicana de São Jorge, na Cidade do Cabo, o ex-arcebispo Desmond Tutu expressou dois sentimentos que se repetiriam entre líderes religiosos e personalidades de todo o mundo, independentemente da fé: gratidão e reconhecimento. Companheiro da luta antiapartheid de Nelson Mandela, Tutu lembrou que o amigo “se tornou um ícone e um símbolo global da reconciliação”. “Nós queremos montar um memorial para ele. Eu acho que vocês, na condição de sul-africanos, querem a memória dele”, afirmou, visivelmente emocionado, ao lado de uma fotografia do amigo de longa data.

O papa Francisco também prestou uma homenagem a Madiba, ao enviar um telegrama para o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “Ao encomendar a alma do falecido para a infinita misericórdia de Deus Todo-Poderoso, eu peço ao Senhor para consolar e fortalecer todos os que choram sua perda. Rendo tributos ao compromisso resoluto mostrado por Nelson Mandela na promoção da dignidade humana de todos os cidadãos da nação e ao forjar uma nova África do Sul, construída sobre as firmes bases da não violência, da reconciliação e da verdade”, escreveu o pontífice. O líder católico também expressou o desejo de que o exemplo de Mandela inspire gerações de sul-africanos a colocarem justiça e o bem comum à frente das aspirações políticas. “Com esses sentimentos, eu invoco sobre todo o povo da África do Sul presentes de paz e de prosperidade”, acrescentou Francisco em sua mensagem.

Por meio de uma carta enviada à família de Madiba, o líder tibetano dalai-lama afirmou que sentirá “saudades” de seu “amigo querido”. “Um homem de coragem, de princípios e de integridade inquestionável”, escreveu o Prêmio Nobel da Paz, assim como Mandela. Em sua página na internet, dalai-lama também citou o líder sul-africano. “Sua Santidade disse que ele pessoalmente sente falta de um amigo querido, que tinha a esperança de encontrá-lo novamente e por quem ele tinha grande admiração e respeito”, afirma o comunicado. Em 2011, o budista teve um visto de entrada na África do Sul negado por engano, depois de receber um convite para proferir uma aula inaugural pelo 80º aniversário de Desmond Tutu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...