sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Escritores moçambicanos condecorados por Cavaco Silva


Lisboa – Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa foram condecorados pelo Presidente português, Cavaco Silva, em 4 de Dezembro.
O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, vai atribuir o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique aos autores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa.

Paulina Chiziane foi militante da Frelimo em Moçambique, antes de iniciar o percurso como escritora. Autora de obras como «Balada de Amor ao Vento», «O Sétimo Juramento», «O Alegre Canto da Perdiz», e a mais recente «Por Quem Vibram Os Tambores Do Além», editada em 2013, Paulina Chiziane recebeu o Prémio José Craveirinha em 2003 pelo romance «Niketche: Uma História de Poligamia».

Ungulani Ba Ka Khosa, escritor e professor moçambicano, destacou-se na literatura através de obras como «Ulalapi», de 1987, «Histórias de Amor e Espanto», de 1999, «Os Sobreviventes da Noite», de 2007, ou «Choriro», de 2009. Ungulani Khosa foi vencedor de vários títulos literários, como o Prémio José Craveirinha de 2007 ou o Grande Prémio de Ficção Moçambicana.

Os dois autores vão ser reconhecidos com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que se destina a personalidades que tenham prestado serviços a Portugal, no país ou no estrangeiro.

Para Cavaco Silva, Paulina Chiziane e Ungulani Khosa têm dado um contributo significativo às letras e cultura moçambicanas.

Trata-se dos primeiros autores moçambicanos distinguidos com a Ordem Infante D. Henrique, atribuída apenas a ex-governantes daquele país.
(c) PNN Portuguese News Network/maputodigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...