quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Noites da minha cidade - Jessemusse Cacinda - Nampula/MZ





São longas noites
Que passo aos sonos moribundos
Me desespero no açoite
Daqueles que têm fundos

Passo! Versos de amor
Escrevendo
E versos de dor
No papel pintando

Utopias metafísicas
Acompanham as veias poéticas
Que me levam a não dar ouvidos
As críticas Platónicas

Muikhwiris(1) rondando a minha palhota
Voando na peneira para qualquer frota
Prostitutas sem medo circundam
matador (2) e de carro em caro saltitam

É tempo de fazer dinheiro
Que é o bem supremo
Pelo mundo inteiro
Outros roubam, outros agridem
E sobre o corpo de outrem, outros se estendem

E eu, rico de tanta pobreza
Confesso os pecados que cometi durante o dia
Com coragem e frieza
Escrevo esta poesia

____________________________________ 
(1)   Feticeirio em Emakhuwa, língua de nampula
(2)   Nome do meu bairro

Fonte: http://revistaliteratas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...