sábado, 1 de fevereiro de 2014

Poesia africana



Fotógrafo: Ricardo Rangel

RUI NOGAR
(1932-1993)


Francisco Rui Moniz Barreto, nasceu em Maputo (ex- Lourenço Marques) em 1932. Militante da Frelimo foi o primeiro secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos. Silêncio Escancarado foi o seu único livro. Faleceu em 1993.




                  NA ZONA DO INIMIGO

                   I
                   as instruções foram bem precisas
todos nós as compreendemos
camaradas

“permanecer no interior do país
cumprindo tarefas que vos daremos

guardar o santo e senha
que de Dar-es-Salaam vos irá
revelar a cada um
as fronteiras da humilhação
e depois a luta e a conquista
de novas zonas libertadas”

as instruções foram bem precisas
todos nós as compreendemos
camaradas

e aguardaremos ansiosamente
o mensageiro que já tardava


XICUEMBO

Eu bebeu suruma
dos teus ólho Ana Maria
eu bebeu suruma
e ficou mesmo maluco

agora eu quero dormir quer comer
mas não pode mais dormir
não pode mais comer

suruma dos teus olhos Ana Maria
matou sossego no meu coração
oh matou sossego no meu coração

eu bebeu suruma oh suruma suruma
dos teus ólho Ana Maria
com meu todo vontade
com meu todo coração

e agora Ana Maria minhamor
eu não pode mais viver
eu não pode mais saber

que meu Ana Maria minhamor
é mulher de todo gente
é mulher de todo gente
todo gente todo gente

menos meu minhamor.


TEXTOS EN ESPAÑOL
Traducción de XOSÉ LOIS GARCÍA


EN LA ZONA DEL ENEMIGO

I
las instrucciones fueron muy precisas
todos nosotros las comprendemos
camaradas

“permanecer en el interior de país
cumpliendo trabajos que os daremos

esperar el santo y seña
que desde Dar-es-Salaam
os revelará a cada uno
las fronteras de la humillación
y despues la lucha y la conquista
de nuevas zonas liberadas”

las instrucciones fueron muy precisas
todos nosotros las comprendemos
camaradas

y esperamos ansiosamente
al mensajero que ya tardaba



Poemas publicados originalmente en la revista HORA DE POESIA, n. 19-20, Barcelona, sin fecha. Ejemplar cedido para la Biblioteca Nacional de Brasilia por Aricy Cuvello, y la reproducción con la debida anuência del traductor.

Fonte:: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/mocambique/rui_nogar.htmlde 2008            Poesia moçambicana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...