quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Manual de Jornalismo Investigativo da Unesco é lançado em português


Download do guia pode ser feito gratuitamente; autor do estudo destaca trabalhos importantes realizados no Brasil e em Moçambique.
Jornalismo investigativo. Foto: Unesco
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Cidadãos dos países de língua portuguesa já podem ter acesso a um guia da Unesco sobre jornalismo investigativo. O manual "A Investigação a Partir de Histórias" foi lançado pela primeira vez em 2009 e agora, está disponível em português e em espanhol. 
Os profissionais do setor podem fazer odownload do manual de forma gratuita pela internet. A Unesco lembra que é cada vez mais reconhecido o valor do jornalismo investigativo, que contribui de forma essencial para a democracia, segundo a agência da ONU. 
Más Práticas 
O autor do guia, Mark Lee, cita a importância do público ter acesso a informações sobre eventuais más práticas de membros de governo e da sociedade, por exemplo.
Lee destaca ainda "uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em português", em países como Brasil e Moçambique. O manual traz casos reais e as etapas do processo investigativo, como concepção, pesquisa, escrita e divulgação.
Mortes
A Unesco lembra que os jornalistas investigativos enfrentam desafios inesperados, especialmente em países onde o Estado de Direito ainda não foi consolidado.
Somente na última década, mais de 600 profissionais da mídia foram mortos, e ao mesmo tempo, diminuiu o índice de condenação dos autores desses crimes.
Promover a segurança dos jornalistas é parte dos compromissos da Unesco, a agência da ONU com mandato para defender a liberdade de imprensa.
Outra meta do manual é apoiar jovens interessados em seguir carreira no jornalismo investigativo e por isso, a Unesco afirma estar entusiasmada em fornecer o guia ao público que fala português e espanhol.
Fonte: radioonu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...