sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Elisa Lucinda lança livro sobre Fernando Pessoa

Giane Laurentino
CLAITON DORNELLES/JC
Elisa Lucinda participou de diversas atividades durante esta quinta-feira
Elisa Lucinda participou de diversas atividades durante esta quinta-feira
Um preocupação tira do sono da Elisa Lucinda: o futuro da poesia. A poeta nascida no Espírito Santo, declarou que as pessoas não querem mais sofrer e o sentir é a matéria-prima dos versos. “O suspiro é o pai da poesia”, diz. 

Elisa está na 60ª da Feira do Livro de Porto Alegre para lançar o livro Fernando Pessoa - O Cavaleiro de Nada na Praça de Autógrafos, seu primeiro romance, que reconstrói a vida do escritor mais famoso em língua portuguesa. 

Durante apresentação feita no Espado do Sesi, na Praça da Alfândega, a escritora falou sobre racismo e a necessidade de cada um tomar o poder da narrativa da própria vida. Declarou-se uma apaixonada pelo Rio Grande do Sul. “Eu encontro isso em poucos lugares do Brasil, uma resistência, uma estrutura de cultura local”, explica. Elisa apenas lamenta ter sofrido racismo em um restaurante em Caxias do Sul, em 1995, quando ainda era desconhecida do grande público. “Ainda é o lugar que eu guardo a memória de ter sofrido o meu maior constrangimento”, relembra. Apesar deste episódio, ela esclarece que isso não é exclusividade do Estado. 

O livro que lança Elisa como romancista é, segundo ela, uma autobiografia não autorizada. “Usei o processo que uso na vida de atriz, fui outra, fui ele, as informações da vida estão no livro, mas não exatamente como uma biografia”, reflete. A poeta usou do lirismo que lhe é habitual para criar um romance que transita entre o romance e biografia. A obra que fala sobre a vida de Fernando Pessoa foi encomenda para ser algo simples, mas acabou se transformando em uma narrativa onde o próprio poeta conta sobre a sua vida. 

“Ele é um poeta que apaixonado pela palavra e eu também sou. Eu ditava o livro para minha secretaria”, conta. O prefácio é assinado pelo escritor moçambicano Mia Couto. Além do romance que é autografado hoje (13) na Feira, Elisa está em turnê com o espetáculo Olhos da Cara, onde canta músicas a capela. 
Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/not_esp.php?codn=179312

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...