segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prêmio Jabuti refaz apuração em cinco categorias após anunciar vencedore

O conselho curador do Prêmio Jabuti resolveu, nesta segunda (20), que será refeita a votação para definir os vencedores em cinco de suas categorias: capa; artes e fotografia; economia, administração e negócios; teoria e crítica literária; e literatura infantil.
A decisão, tomada quatro dias depois de a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciar os vencedores, decorre do fato de que alguns jurados haviam deixado de dar notas a alguns dos finalistas, contrariando o regulamento.

Em nota enviada à imprensa, a CBL informou que a decisão foi tomada "para garantir absoluta igualdade de critérios a todos os concorrentes do Jabuti" e "reparar de modo pleno a não atribuição de notas a alguns quesitos e obras finalistas, percebida na cerimônia de apuração".

Pelo regulamento do prêmio, os jurados têm a obrigação de, na segunda fase da premiação —cujas notas foram apuradas na última quinta-feira (16)—, atribuir notas a todas as obras finalistas da primeira fase. As regras informam que é "vedado abster-se de pontuar" qualquer um dos finalistas.

No entanto, ao realizar a contagem dos votos, na quinta, o conselho curador constatou que houve casos em que jurados —são três por categoria— deixaram de votar em alguns dos finalistas. Quando isso ocorreu, os finalistas sem uma das notas receberam, no lugar, a nota mínima (8).

Como informou a Folha na ocasião, isso prejudicou alguns finalistas. Na categoria capa, por exemplo, a decisão jogou para baixo os livros "Maquiagem" (Luste), com arte dos capistas Marcos Costa, Luciana Molisani e Paschoal Rodriquez, e "Luz Antiga" (Globo), de John Banville, com arte de Luciana Facchini. Na média final, "Maquiagem" ficou em quarto lugar, apenas 0,16 pontos atrás do terceiro.

Se fossem consideradas apenas notas dos dois jurados que votaram em todos os livros, o livro ficaria em segundo lugar. "Luz Antiga" ficou em 11º.

Já na categoria artes e fotografia, um dos jurados votou em apenas dez dos 20 finalistas. O júri considerou que isso significava que ele daria nota mínima aos que não foram votados, e estipulou nota 8 para eles.

A nova apuração, também aberta ao público, será realizada nesta quinta (23), na sede da CBL, a partir das 13h. Os resultados definitivos, com eventuais alterações, serão proclamados.

Na nota, a CBL pediu desculpa pelos "contratempos e desconfortos" causados aos concorrentes.
Fonte: Folhauol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...