quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Evento de literatura recebe viúva de Mandela

As famílias de dois líderes africanos estarão presentes na segunda edição da Afroétnica Flink Sampa, evento de literatura afro e cultura negra que ocorrerá em 22 e 23 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Graça Machel, viúva do ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela (1918-2013), encerrará o evento com uma conferência. Além disso, ela comparecerá à cerimônia de premiação do 12° Troféu Raça Negra no dia 24, na Sala São Paulo.

O líder da luta contra o apartheid será homenageado na ocasião, que já teve entre os nomes internacionais lembrados em anos anteriores Martin Luther King e Michael Jackson. Quinze personalidades serão premiadas.

Acervo Ultima Hora/Folhapress
A escritora Carolina Maria de Jesus em São Paulo, em 1960
A escritora Carolina Maria de Jesus em São Paulo, em 1960

Além de Machel, a viúva e a filha do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto (1922-79), Eugênia Maria Neto e Irene Neto, serão encarregadas de lançar o prêmio que leva o nome do ex-presidente, e que concederá US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil) para pesquisadores da cultura angolana e da diáspora África-Brasil.

FILHOS ILUSTRES

A Flink Sampa vai homenagear a escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ex-catadora de papel e autora de "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada". A mineira será lembrada em peça de teatro, performances artísticas e apresentações musicais, além de sessões de autógrafos de dois livros sobre sua vida: "Carolina Maria de Jesus "" Uma Escritora Improvável", de Joel Rufino, e "A Vida Escrita de Carolina Maria de Jesus", de Elzira Divina Perpétua.

A filha de Carolina, Vera Eunice, estará ao lado de Irene Neto no debate "A Filha de Grandes Estrelas da Escrita", no dia 22, que contará com a participação especial de Ilyasah Shabazz, filha do ativista Malcolm X (1925-65).

Participarão ainda desta Flink Sampa, entre outros, os escritores angolanos Isabel Ferreira e Lopito Feijóo, a moçambicana Paulina Chiziane e o cubano Charles Moore, além dos brasileiros Carlos Alberto Dória e Oscar Pilagallo.
Fonte: http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/10/1528757-evento-de-literatura-recebe-viuva-de-mandela.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...