sábado, 6 de setembro de 2014

Moçambique já tem maior taxa de suicídio em África

Números "assustadores" da OMS mostram que Angola foi país onde 

as mortes mais subiram, nos últimos anos.Problemas de saúde mental 

apontados como causa principal

A taxa de suicídio em Angola cresceu mais de 50% na última década e em Moçambique aumentou 11.5%, tornando-o o país africano com taxa mais elevada

Segundo um relatório publicado esta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde, Moçambique surge como o país africano com a mais elevada taxa em 2012, com 27.4 suicídios por 100 mil habitantes. Já em Angola, a taxa era em 2012 de 13.8 por 100 mil pessoas, quando no ano 2000 se situava nos 9.2.

"Neste momento o suicídio em Moçambique é assustador. É o número mais  elevado do continente africano e é um dos mais elevados do mundo. Em Angola, o suicídio tem vindo a aumentar brutalmente", afirmou o psiquiatra português Ricardo Gusmão, que foi revisor do relatório da OMS. Para este médico, em declarações à agência Lusa, a situação em África "começa a ser muito preocupante": "Está a aumentar o suicídio no continente africano, ou seja, estão a aumentar  os problemas de saúde mental". Ricardo Gusmão considera que as questões de saúde mental têm sido negligenciadas pelas agências de cooperação e desenvolvimento que operam nesses países. "Tradicionalmente, nos países africanos e em desenvolvimento que são alvo de ações de desenvolvimento e cooperação, há uma grande preocupação em relação a doenças transmissíveis, em relação aos problemas da pobreza, da fome, da violação dos direitos humanos. Mais uma vez parece que globalmente estamos a começar a cometer o erro de não olhar para as consequências disso tudo. Todos os problemas desses países são determinantes de saúde mental".

Em Cabo Verde, a taxa de suicídio desceu 12.3% entre 2000 e 2012, situando-se no último ano nos 4.8 casos por 100 mil habitantes. Na Guiné-Bissau deu-se um aumento de 7.9% nos anos analisados pela OMS, situando-se a taxa em 0.47%. Já em Portugal, os dados de 2012 mostram que a taxa de suicídio foi de 8.2 por cada 100 mil habitantes, quando em 2000 se situava nos 8.8. De acordo com o relatório, a taxa de suicídio em todo o mundo foi de 11.4 por 100 mil habitantes.
Fonte: RDP África

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...