sexta-feira, 19 de setembro de 2014

África é pilar da nova ordem mundial - considera Lavrov


O MINISTRO russo dos negócios estrangeiros, Serguei Lavrov, elogiou o papel do Continente Africano numa nova ordem mundial.
“A África é um dos pilares do sistema mundial em evolução”, disse Lavrov, segundo a agência France Presse (AFP), na terça-feira durante uma visita ao Zimbabwe onde assinou acordos de cooperação e ganhou apoio diplomático para a luta contra as sanções ocidentais a Moscovo.
Descrevendo o seu anfitrião, o Presidente Robert Mugabe, como uma “lenda” e “figura histórica”, Lavrov criticou a resposta cada vez mais pesada do Ocidente perante as acções da Rússia na Ucrânia.
A mais recente onda de medidas ocidentais teve como alvos os sectores bancário, de energia e de defesa da Rússia, fazendo com que o rublo caísse para níveis muito baixos.
“Estamos todos convencidos de que essas políticas coercivas unilaterais não têm futuro”, disse Lavrov. “O que é importante hoje em dia é reconhecer o pluralismo na comunidade internacional”.
Durante a Guerra Fria, a União Soviética e o Ocidente correram em busca de influência em África.
"Não há como voltar a um mundo unipolar ou um mundo bipolar. O futuro do mundo será apenas multipolar, caso contrário, todo o sistema não seria sustentável", disse Lavrov, citado pela AFP.

Fonte: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/23337-lavrov-considera-africa-e-pilar-da-nova-ordem-mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...