terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fundação Palmares anuncia R$ 4 milhões em investimentos para cultura negra


m mais um ano de comemorações pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, FCP – MinC anuncia mais recursos para proteção do patrimônio afro-brasileiro
A já tradicional celebração do 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares/AL, foi palco para o anúncio de mais investimentos para proteção e valorização do patrimônio afro-brasileiro. O presidente da Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP), Hilton Cobra contou que, em 2014, serão destinados R$ 4 milhões do Fundo Nacional de Cultura para obras estruturais no Parque Memorial e comemoração da data pelo Brasil. “É mais do que necessário, mais do que urgente essa atualização constante dos equipamentos do parque”, destacou Cobra.
Na ocasião, foram assinados os acordos para a criação de Nufac’s – Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra nos estados de Pernambuco e Paraíba e a posse do Comitê Gestor da Serra da Barriga. Além disso, a dirigente da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, anunciou a parceria entre o ministério e o UNICEF para a divulgação da Campanha Infância Sem Racismo. Márcia também homenageou as agraciadas do Prêmio Culturas Populares, na categoria Mestre do Saber da região:  Julieta Maria da Conceição (D. Preta), Marinalva Bezerra da Silva e Irineia Rosa Nunes da Silva.
Serra da Barriga – Já o governo do município apresentou o projeto que pretende transformar uma estação de trem desativada no centro da cidade em um museu sobre o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. A ação prevê ainda a criação de uma linha férrea para levar os visitantes ao pé da Serra da Barriga.
As atividades em comemoração a Semana da Consciência Negra de União dos Palmares/AL tiveram início no dia 17 de novembro, com a realização do projeto Escambo Cultural, as oficinas Juventude Negra: Copo, Cor e Movimento, assim como shows de artistas locais  e de outras cidades, com destaque para nomes nacionais como o poeta e rapper GOG e Martinho da Vila.
Escambo Cultural – A comunidade quilombola do Muquém, vizinha à cidade de União, recebeu o coletivo de hip hop Estereótipo, de Ceilândia/DF, GOG e o DJ pernambucano Big para um bate-papo sobre as ações para o combate ao genocídio juventude negra, que é grave no estado.
Dados divulgados pelo IPEA dão conta que Alagoas registra o maior número de assassinatos de jovens negros em comparação aos não negros:  são 17,4 negros mortos para cada vítima de outra cor. Para GOG, a contramão dessa realidade é a oportunidade. “O Escambo Cultural é isso, uma troca de vivência, de experiência de palavra. É saber falar e também saber receber”, disse GOG.
Lindivaldo Júnior, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP – MinC,  explicou que essa ação também está vinculada ao plano Juventude VIVA, programa do Governo Federal que visa à prevenção à violência contra a juventude negra.
Corpo Cor e Movimento – Durante dois dias, 18 e 19 de novembro, jovens da cidade tiveram acesso a cursos sobre expressões culturais negras. Ali, puderam aprender movimentos de Hip Hop e Breack, técnicas de grafite e discotecagem, como fazer tranças afro, turbantes e os movimentos da dança negra.
Fonte: FCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...