quarta-feira, 7 de maio de 2014

Literatura Negra - Linhagem

 Linhagem (Carlos Assumpcão)

        Eu sou descendente de zumbi
        Zumbi é o meu pai e meu guia
        Me envia mensagens do orum
        Meus dentes brilham na noite escura
        Afiados como o ogadá de ogum 
        Eu sou descendente de zumbi
        Sou bravo valente sou nobre
        Os gritos aflitos do negro
        Os gritos aflitos do pobre
        Os gritos aflitos de todos
        Os povos sofridos do mundo
       No meu peito desabrocham
       Em força em revolta
       Me empurram para luta me comovem
       Eu sou descendente de zumbi
      Zumbi é meu pai e meu guia
      Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim
      Eu trago os duros punhos cerrados
      Cerrados como rochas
      Floridos como jardins

           Obs: No poema "Linhagem", o poeta evoca uma ancestralidade que tem a ver com a trajetória das batalhas dos afro-descendentes no Brasil. Situa-se na esfera de um ser envolvido comum a religiosidade tradicional africana. E confessa que as suas características advêm de sua origem e dela resulta uma espécie de missão que ele tem de cumprir.
Fonte: http://literaturacpm2.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...