sábado, 17 de dezembro de 2011

Morte da Diva Caboverdiana Cesária Évora


A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, de 70 anos, morreu esta manhã, 17/12/11 no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.
"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Cesária Évora. Dirijo antes de mais uma palavra de condolências e profundo pesar à sua família e amigos próximos, bem como ao Governo e povo cabo-verdiano", refere Pedro Passos Coelho na sua mensagem, à qual a agência Lusa teve acesso.
Segundo o primeiro-ministro português, "não é apenas Cabo Verde que chora o desaparecimento de Cesária, Portugal chora também com Cabo Verde".
"Cesária foi uma artífice ímpar e uma intérprete excecional das mais belas expressões da música cabo-verdiana. Com Cesária, a saudade (sôdade) ganhou uma nova profundidade enraizada nas mais belas prosas musicais que o mundo de expressão crioula e de raiz lusófona jamais conheceu", sustenta o líder do executivo português.
Na perspetiva de Pedro Passos Coelho, Cesária Évora, "foi também uma pessoa de bondade contagiante, que tocou corações e motivou tantos quantos tiveram a oportunidade de a conhecer mais de perto".
"Presto hoje homenagem a esta grande artista que levou a morna e Cabo Verde aos mais recônditos lugares do planeta. Grande amiga de Portugal, Cesária, conhecida como "Rainha da Morna", ficará nos nossos corações para sempre também como uma diva mundial, que deixa uma infinidade de admiradores e seguidores um pouco por todo o mundo. É também a World Music, cujo mais alto galardão recebeu em 2004, que fica mais pobre. O mundo acordou hoje um pouco mais pobre", refere o primeiro-ministro na sua mensagem.
por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...