segunda-feira, 6 de abril de 2015

8 destinos para viajantes amantes de literatura

Biblioteca do Real Gabinete de Leitura, (foto: Fabi Expressões/Skyscanner)
Melhor do que viajar sem sair do lugar é viajar para destinos que conhecemos nos livros.
Todo leitor (e viajante) sabe que não é difícil viajar sem sair de casa. Basta abrir um livro que um novo mundo se abre diante dos olhos em forma de letras, histórias e imagens.
No entanto, a sensação de percorrer o planeta não é tão completa quanto realizar uma viagem de verdade. Mas o melhor de tudo isso é que existem destinos especiais que parecem ter sido criados somente para o deleite do público apaixonado por literatura.
São diversos os lugares que cumprem essa missão, desde cidades onde nasceram escritores consagrados até locais onde a valorização cultural é marcante. Conheça oito deles e inspire-se.

ITABIRA

Vista da rua Tiradentes, em Itabira, Minas Gerais (foto: www.minasgerais.com.br)
Vista da rua Tiradentes, em Itabira, Minas Gerais (foto: www.minasgerais.com.br)
Quem conhece e admira a obra de Drummond deve visitar Itabira, cidade mineira onde nasceu o poeta. Ao chegar no destino, o visitante pode percorrer os “Caminhos Drummondianos”, rota que abriga placas-poemas localizadas nos lugares citados pelo poeta em suas obras, vivenciando de forma única toda sua criação poética.
O percurso inclui também paradas na casa onde morou Drummond, no memorial projetado pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer; e no Centro Cultural Fazenda do Pontal, onde o escritor viveu parte de sua infância.

FORTALEZA

Teatro José de Alencar, em Fortaleza, capital do Ceará (foto: Otávio Nogueira/Flickr-Creative Commons)
Teatro José de Alencar, em Fortaleza, capital do Ceará (foto: Otávio Nogueira/Flickr-Creative Commons)
Autor de clássicos como “Senhora” e “Iracema”, José de Alencar nasceu em Fortaleza, no início do século 19.
Atualmente, muitos espaços culturais da capital cearense levam o seu nome como homenagem, o que atrai a atenção de seus fãs.
Sua primeira casa está aberta para o público e expõe um acervo formado por objetos pessoais, mobília e outros artigos que ajudam manter viva a memória do escritor. A moradia simplória fica ainda em uma área verde, com um toque bucólico contrastante com o litoral de Fortaleza.
Outro atrativo que homenageia o escritor é o Teatro José de Alencar, teatro-monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

RIO DE JANEIRO

Biblioteca do Real Gabinete de Leitura, a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal (foto: Fabi Expressões/Skyscanner)
Biblioteca do Real Gabinete de Leitura, a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal (foto: Fabi Expressões/Skyscanner)
Durante décadas, a Cidade Maravilhosa foi o polo literário e intelectual de maior importância em todo o Brasil.
Toda aquela bagagem histórica faz com que a capital fluminense seja o destino perfeito para quem ama literatura, especialmente para os fãs de Machado de Assis.
No centro histórico da cidade é possível visitar a Academia Brasileira de Letras, onde o grande destaque fica por conta da exposição em homenagem ao Bruxo do Cosme Velho, além de conhecer lugares como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura (foto), cujas prateleiras lotadas de livros e a decoração imponente impressionam os visitantes.

BUENOS AIRES

Livraria El Ateneo, em Buenos Aires (foto: Eduardo Vessoni)
Livraria El Ateneo, em Buenos Aires (foto: Eduardo Vessoni)
São vários os motivos que fazem de Buenos Aires o destino perfeito para quem ama literatura.
Dona de grande número de livrarias e ponto de encontro de escritores de peso em toda América Latina, a capital da Argentina abriga endereços perfeitos para amantes da literatura como a Livraria El Ateneo, que funciona no interior de um teatro clássico reformado, o Café Tortoni e a Casa de Jorge Luís Borges, um dos maiores nomes da literatura argentina.

PRAGA

Biblioteca do Mosteiro de Strahov, em Praga, capital da República Checa (foto: Skyscanner/Divulgação)
Biblioteca do Mosteiro de Strahov, em Praga, capital da República Checa (foto: Skyscanner/Divulgação)
Foi em Praga que nasceu Franz Kafka, um dos mais importantes escritores da literatura mundial, autor de clássicos como “A Metamorfose” e “O Processo.
A capital da República Checa é endereço da Biblioteca do Mosteiro de Strahov (foto), que por sua beleza descomunal se destaca facilmente entre as mais belas do mundo.
O roteiro se completa com atividades simples como caminhadas pelas ruas históricas, paradas em espaços culturais e literários.

PARIS

(foto: Eduardo Vessoni)
(foto: Eduardo Vessoni)
A capital da França foi o centro do mundo artística e literário. Foi também a inspiração para escritores consagrados, tendo recebido cada um deles sempre de braços abertos.
Em Paris, leitores apaixonados poderão visitar o cemitério Père Lachaise (foto), onde estão enterrados Proust, Oscar Wilde e Colette, entre outros escritores que marcaram época.
As bibliotecas e as galerias de arte parisienses também deixarão seus dias por lá muito mais literários. 

LONDRES

Biblioteca Nacional Britânica, em Londres (foto: Skyscanner/Divulgação)
Biblioteca Nacional Britânica, em Londres (foto: Skyscanner/Divulgação)
A Biblioteca Nacional Britânica (foto) impressiona pelos números.
Sua coleção tem 170 milhões de exemplares, de vários países e em diversos idiomas; o prédio atual foi inaugurado em 1973, mas seu acervo vem se formando desde 1753; e, anualmente, mais de um milhão de visitantes têm o privilégio de percorrer suas prateleiras.
E muitas outras atrações literárias estão à espera do público. Alguns dos pubs da cidade, por exemplo, foram homenageados em contos escritos por Charles Dickens, detalhe que deixa a experiência de provar uma cerveja inglesa ainda mais emocionante (e literária).

DUBLIN

Long Room (foto: Trinity College Dublin / Gillian Whelen)
Long Room da Universidade de Trinity (foto: Trinity College Dublin / Gillian Whelen)
A Universidade de Trinity é uma das atrações de Dublin e ponto de encontro para os apaixonados por Oscar Wilde.
Foi ali que o escritor estudou e, não muito longe dali, morou em uma casa que hoje funciona como museu.
Uma das experiências inusitadas para os amantes de literatura é o Literary Pub Crawl, um tour literário que passa por bares, pubs e outros lugares históricos da capital irlandesa. O passeio conta ainda com interpretações artísticas.
Fonte: http://viagemempauta.com.br/2015/04/01/destinos-literarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...