quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Homenagens à Mandela e Moçambique, levam andradinense a ser destaque nos carnavais do Rio e São Paulo


Samora-3
O Carnaval de 2015 vai ser inesquecível para o Andradinense Samora Machel. Homenagens à Mandela e Moçambique, renderam convites para que o andradinense fosse destaque nos carnavais do Rio e São Paulo. A participação de Samora como gerente regional da entidade no interior de São Paulo, tem sido muito importante para difundir a África, em especial Moçambique. Recentemente ele fez uma nova viagem ao país para fortalecer o seu network e o leque de possibilidades para investimentos brasileiros no país.
São Paulo – “Moçambique, a lendária terra do Baobá sagrado”, será o enredo da escola de samba paulista Nenê de Vila Matilde que este ano firmou uma inédita parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil Moçambique, a CCIABM. O acordo aconteceu por intermédio de Samora.
A Nenê de Vila Matilde será a última escola a se apresentar, encerrando a primeira noite de desfiles do Grupo Especial paulistano, na sexta-feira, dia 13 de fevereiro. Samora vai desfilar no Carro Abre-Alas ao lado de autoridades e personalidades moçambicanas.
“Estou indo pra São Paulo esse fim de semana pra uma reunião com a diretoria, acertar os detalhes”, disse.
 Rio de Janeiro – Samora já esta garantido no desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que entra na Marquês de Sapucaí com o enredo “AXÉ NKENDA! Um ritual de liberdade. E a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”.  A escola Pretende através deste desfile exaltar a figura do povo negro e sua contribuição para a formação da cultura brasileira, celebrar suas raízes, contação de histórias e revelar heróis grandes negros que fizeram a luta contra o racismo e a intolerância, uma bandeira de luta pela liberdade, fraternidade e respeito. Em Especial o homenageado Nelson Mandela
Samora Machel tem grande familiaridade com a família Mandela. Quando ainda pequeno Samora Machel Messias de Almeida teve o primeiro encontro com o casal Nelson Mandela e Graça Machel, em 1998, em Brasília. Ele tinha nove anos e encantou Graça, ex-mulher do líder moçambicano Samora Machel, por ser brasileiro e levar o nome do grande responsável pela libertação do país. O caminho do andradinense voltaria a cruzar com os destinos da África em 2010, durante um evento promovido pelo Centro Ruth Cardoso em parceria com a USP para homenagear Nelson Mandela. Atendendo a um convite de Graça, o nosso Samora esteve em Moçambique em 2011 onde participou das comemorações dos 25 anos da morte do líder Samora Machel. Ele foi o único entre as autoridades a se hospedar na casa da família.
 “Estou correndo para entrar em contato com a Graça Machel para tentar a participação dela no desfile, já que é uma justa homenagem a Mandela, no maior evento de cultura popular do Brasil”, disse.
  Flávia Avelar/Foto: Cleber Carvalho.
Fonte: http://averdadeonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...