Acordo para conceber plano foi assinado à margem da 3ª. Conferência Internacional para o Turismo e Media, no Estoril; áreas abrangidas na cooperação incluem formação e estatísticas.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A Organização Mundial do Turismo, OMT, espera apresentar a estratégia de turismo à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Cplp, nos primeiros seis meses do próximo ano.
A primeira reunião de trabalho com o bloco está agendada para janeiro, no que vai marcar o início do processo que deve culminar com a apresentação do plano aos ministros de tutela das nações do bloco.
Ganhos
Nesta terça-feira, as duas entidades assinaram um acordo para a concepção do plano, à margem da 3ª. Conferência Internacional para o Turismo e Media que decorreu no Estoril, Portugal.
Falando à Rádio ONU, de Estoril, após a assinatura do pacto, a diretora de Comunicação da OMT, Sandra Carvão, disse haver muito campo de ação para garantir ganhos das nações lusófonas com o setor.
Cooperação
"O primeiro plano será, conforme prevê o acordo, a definição de uma estratégia de turismo para a Cplp onde se tentarão identificar quais são as áreas em que os oito países que compõem a comunidade podem colaborar. Um segundo passo seria toda a área de cooperação, em termos de formação de quadros incluindo termos de estatísticas. Mas, neste momento, o mais importante é identificar que áreas há para potencial cooperação porque a Cplp o turismo já é estabelecido há muitas décadas", disse.
Projetos
Entre as áreas abrangidas, está a criação de uma conta de turismo, marketing, inspeção e fiscalização de empreendimentos turísticos e a captação de recursos para financiamento de projetos no setor.
A definição das áreas consta da Declaração de Maputo, assinada em finais de março passado num encontro ministerial das nações do bloco na capital moçambicana.
O encontro resultou na criação de um portal de promoção integrada da OMT e da Cplp.
Fonte: radioonu
Nenhum comentário:
Postar um comentário