quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Na ONU, Cabo Verde debate desafios para mulheres e meninas


Ministra da Saúde participa de reunião da ONU Mulheres, sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio; Cristina Fontes Lima menciona gestão do tempo como factor para mudança.
Mulheres e crianças em Cabo Verde. Foto: ONU Cabo Verde
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*
Cabo Verde está representado numa reunião de alto nível organizada pela ONU Mulheres, em Nova Iorque, que debate a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, ODM, para o benefício de mulheres e meninas.
O prazo final para a conquista dos oito objetivos, que evolvem a erradicação da pobreza e as melhorias na saúde e educação, termina em 2015.
Gestão do Tempo
A ministra da Saúde de Cabo Verde acompanha o encontro e fez uma intervenção esta terça-feira. Para Cristina Fontes Lima, é importante integrar as mulheres no desenvolvimento.
Segundo a ministra,o país já fez avanços para diminuição da pobreza, redução da mortalidade materna e melhor acesso à água e saneamento. Ao ser entrevistada pela Rádio ONU, Cristina Fontes Lima mencionou também alguns dos desafios.
"E um deles é, claramente, irmos às causas profundas da desigualdade. Talvez para os objetivos pós-2015, essa será a questão. A questão do uso do tempo, da partilha da esfera pública com a esfera privada. Se a mulher tem efetivamente o peso do trabalho em casa, não está disponível nem consegue estar para empregos mais bem pagos ou para atividades políticas. Se o uso do tempo não for partilhado adequadamente na economia reprodutiva, a mulher fica prejudicada."
Escola
Cristina Fontes Lima destacou também ser importante não apenas garantir a mulheres e meninas o acesso à escola, mas também avaliar a qualidade da educação.
Segundo a ministra, Cabo Verde trabalha bastante para reduzir as taxas de mortalidade infantil nos próximos anos, a meta número quatro dos Objetivos do Milénio.
A representante cabo-verdiana continua esta quinta-feira na sede das Nações Unidas no encerramento do encontro promovido pela ONU Mulheres.
*Apresentação: Eleutério Guevane, Nova Iorque.
Fonte: radioonu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...