Autor do livro "Quarup" adaptado para o cinema por Ruy Guerra em 1989, como "Kaurup", o escritor, jornalista e militante contra a ditadura no Brasil, Antonio Callado (1917-1997), tem sua vida e obra contada no documentário "A Paixão Segundo Callado". O filme, dirigido por José Joffily, será exibido hoje, às 22h, no canal Curta!.
A produção reúne trechos de entrevistas que Callado concedeu ao longo da vida. É como se ele contasse a própria história.
Dadá Cardoso - 2.fev.1997/Folhapress | ||
O escritor Antonio Callado posa para foto no Jardim Botânico do Rio |
Esse painel é enriquecido com os depoimentos de amigos e conhecedores de seu universo, como o escritor Carlos Heitor Cony e o poeta Ferreira Gullar, ambos colunistas da Folha, e a atriz Fernanda Montenegro.
Callado formou-se em direito, mas nunca seguiu essa carreira. Foi correspondente da BBC na Segunda Guerra e viajou como repórter para países como Cuba e Vietnã.
Intelectual de esquerda, foi preso duas vezes: em 1964, após o golpe militar, e em 1968, logo depois da decretação do AI-5 (Ato Institucional nº 5). Antes de morrer, se dizia desiludido com os avanços do Brasil pós-ditadura.
NA TV
A Paixão Segundo Callado
Documentário de José Joffily
QUANDO hoje (12/12), às 22h, no Curta!
CLASSIFICAÇÃO livre
A Paixão Segundo Callado
Documentário de José Joffily
QUANDO hoje (12/12), às 22h, no Curta!
CLASSIFICAÇÃO livre
Folhauol
Nenhum comentário:
Postar um comentário