Publicação especializa-se em professores que já estão na sala de aula ou ainda em treinamento principalmente na era digital.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou uma iniciativa para avaliar a implementação de programas de alfabetização no mundo.
Segundo a agência, desde o surgimento da tecnologia da informação e comunicação, as noções tradicionais do processo de alfabetização estão a enfrentar dificuldades para lidar com a demanda da modernidade.
Habilidades
O Programa de Alfabetização dos Média e da Informação representa o conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades para acessar, avaliar e produzir conteúdo dos media. O projeto também oferece informação de forma criativa, ética e responsável.
Para a Unesco, cada cidadão precisa aprender e entender o que é necessário para preencher seu papel na sociedade, avaliando melhor oportunidades e riscos que partem do mundo virtual.
Pela iniciativa da agência da ONU, cada país terá a oportunidade de monitorizar em níveis local e nacional a extensão dos conhecimentos dos seus cidadãos.
O projeto é voltado para professores que estão ativos em salas de aula como também para os que ainda estão a ser treinados.
A publicação da Unesco traz várias recomendações e inclui um plano nacional de adaptação como sugestões concretas de recolha de dados.
*Apresentação: Denise Costa./radio onu
Nenhum comentário:
Postar um comentário