terça-feira, 12 de novembro de 2013

Participação da Universidades Historicamente Negras dos EUA na FLINK-Sampa

logo_AFRO_Etnica

Para comemorar a Semana da Consciência Negra, de 15 a 17 de novembro, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras – Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural – realizarão a primeira edição da FLINK-Sampa, uma festa internacional da cultura negra com a participação das universidades historicamente negras dos Estados Unidos e três nações africanas de língua portuguesa – Angola, Moçambique e Cabo Verde. Serão mais de 60 atrações gratuitas, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com apresentações de teatro, cinema, shows, artes plásticas, literatura, dança, esportes, seminários, fóruns, moda, beleza e consultoria em empreendedorismo. O evento homenageará o maior representante literário do simbolismo no Brasil, o poeta afrodescendente Cruz e Sousa, que criou o movimento literário, das artes plásticas e do teatro que rompeu com o materialismo do final do século XIX.

Dentre as atividades da 1ª Flink-Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra ocorrerá o Fórum Internacional de Estudantes Cotistas nos dias 16 e 17 de novembro, no Mini - Auditório Simon Bolivar, no Memorial da America Latina, com a participação de 30 Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos (HBCU) e de Universidades brasileiras como UNIFESP, UNESP, UNICAMP e USP entre outras, bem como ativistas do movimento negro, angolanos e moçambicanos. O Fórum conta com o apoio da Unifesp e da Secadi/MEC. No dia 16 a atividade inicia-se às 9 horas com o debate sobre o Desafio das Ações Afirmativas na Educação Superior e às 14 horas haverá mesa de diálogo sobre cotas: desafios para além da lei federal.

A palestra magna de encerramento do Fórum Internacional de Estudantes Cotistas será dia 17 de novembro as 10h30min, com o senador americano Jesse Jackson. Na oportunidade ocorrerá o “Ato de Assinatura do Memorando de entendimento entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/CAPES), e Faculdades e Universidades Historicamente Negras – Aliança Brasil (HBCU – Brazil Alliance) “Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento”

Conforme organização do Evento, as despesas com passagens, diárias e alimentação serão por conta das Instituições.
Reitero convite da 1ª Flink-Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, conforme anexo.

Programação do 1º Flink-Sampa – http://www.flinksampa.com.br/

Informações de Thiago Thobias
Diretor de Políticas de Educação do Campo,
Indígena e para as Relações e Etnico Raciais.
Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...