segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cabo Verde recebe estudantes de doutoramento em projeto da Unesco

Iniciativa do Centro Internacional de Lisboa foi lançada por Portugal este fim de semana; ministro português da Educação e Ciência diz que projeto irá promover o ensino das ciências básicas nos países lusófonos.
Projeto promove o ensino das ciências básicas. Foto: Banco Mundial
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.* 
Cabo Verde está a preparar-se para receber um grupo de estudantes de mestrado e doutoramento de língua portuguesa, em janeiro de 2014.
O projeto é idealizado pelo novo Centro Internacional de Lisboa lançado no sábado. A iniciativa tem parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A agência da ONU irá fornecer apoio técnico e institucional.
Importância
Nesta entrevista à Rádio ONU, de Paris, o ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, referiu a importância da cooperação para todos os países lusófonos. Ele falou do primeiro projeto do Centro.
"Os cientistas portugueses vão a Cabo Verde e aí têm os diversos participantes do programa e vão dar a parte curricular do programa em Cabo Verde. O projeto está aberto a elementos de qualquer país da lusofonia. Muitos se candidataram, já estão constituídos os grupos e tem apoio direto também do Brasil. De Portugal e do Brasil que dão as bolsas para que os estudantes possam se deslocar a Cabo Verde e circular entre seu país e Cabo Verde para fazerem seus estudos."
O ministro português afirmou que a primeira leva de estudantes de mestrados e doutoramento têm associação com a Fundação Calouste Gulbekian e outras entidades.
O objeto do Centro Internacional é fomentar o estudo das ciências básicas. A iniciativa também conta com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp.
*Apresentação: Denise Costa./ Correionago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...