sábado, 30 de novembro de 2013

Alunos da Rede Estadual estudam países africanos para entender suas próprias raízes


Mia Couto e Teixeira Souza foram alguns dos autores analisados
escola-africa
As professoras Letícia Queiroz, de Língua Portuguesa; Luciana Souza, de História; e Rosana Sobreiro e Silmara César, de Arte, levaram os alunos do CIEP 169 - Maria Augusta Correia, em São João de Meriti, a uma verdadeira viagem de reconhecimento das raízes africanas por meio da Literatura.
Aos jovens, foi recomendada a leitura de contos africanos que estivessem inseridos em países de Língua Portuguesa. O objetivo era identificar diferenças e semelhanças culturais, bem como linguísticas, específicas de cada área.
Os autores escolhidos como referência para o desenvolvimento do trabalho foram: Mia Couto, Moçambique; Teixeira Souza, Cabo Verde; Albertina Bragança, São Tomé e Príncipe; Odete Costa Semedo, Guiné Bissau; e Ondjaki, Angola.
EditeImagem
Sob a orientação das quatro docentes do CIEP 169, os alunos mergulharam em uma extensa pesquisa e levantamento de dados sobre os países africanos. Os professores explicaram e sugeriram reflexões a partir do contexto em que a migração involuntária de africanos cativos acontecia durante o período de tráfico de escravos.
- Seguindo esse processo de pesquisas, os alunos se descobriram descendentes de grupos étnicos africanos, entenderam os cultos religiosos oriundos da África e aprenderam a acrescentar o outro dentro de suas diferenças - afirmou a mediadora de Tecnologia Educacional, Teresa Cristina Lata.
Fonte: Conexão Professor/Geledes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...