quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Angola - O kuduro foi influência nossa - Ruca Fançony e Cláudio Silva




Ruca Fançony, produtor de música, e Cláudio Silva, DJ e locutor de rádio, tiveram há 20 anos um programa de rádio diário que marcou uma geração. O Top Laser ia para o ar de segunda a sexta, às 17 horas, na LAC (Luanda Antena Comercial) e abriu aos jovens da altura uma janela para a dance e house music que marcava a batida na Europa e nos Estados Unidos na década de 90.

O convite para Ruca Fançony e Cláudio Silva se apresentarem aos microfones da rádio LAC partiu da mãe de Ruca, Luísa Fançony, uma das fundadoras da rádio. Foi, por isso, no largo da rádio onde Cláudio ainda mantém um programa, que aconteceu o encontro com a Caju, em que ambos aceitaram recuar até ao ano de 1992. 

Nessa altura, Cláudio Silva era uma espécie de DJ do bairro, e colocava música em todas as festas que aconteciam no Alvalade e em outras zonas da cidade. Já antes disso, Ruca e Cláudio ‘decidiram’ que eram irmãos, e foram depois parceiros no Top Laser e na organização de festas, ainda hoje muito recordadas. 

Um percurso que seguiu rumos diferentes, mas que é agora alvo de uma homenagem. O evento União Electrónica, um encontro internacional de música electrónica que acontece de 18 a 23 de Novembro, em vários locais de Luanda, homenageia nesta edição o Top Laser, ‘culpado’ de levar a house music a todas as camadas da sociedade, de ter incentivado as famosas raves no centro recreativo da Banca, e de ter dado origem ao Kuduro e, consequentemente, também ao ‘ku-house’. 

Para continuar lendo acesse: http://www.angonoticias.com/Artigos/item/40631/o-kuduro-foi-influencia-nossa-ruca-fancony-e-claudio-silva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...