« Crônica, chronique, crónica. Brasil-México-França (1800-1930) »
Organização: Lúcia Granja (UNESP) e Lise Andries (CELLF- Sorbonne IV)
6-8 de março de 2014
Ibilce- UNESP – São José do Rio Preto/ São Paulo/Brasil
APRESENTAÇÃO:
O colóquio “Crônica, chonique, crónica. Brasil-México-França
(1800-1930) procurará avançar as discussões sobre a circulação da
imprensa no século XIX, reunindo especialistas da crônica.
Na continuidade do colóquio que ocorreu em 2009 – na UNESP, câmpus de
São José do Rio Preto, com apoio da FAPESP e do Comissariat do Ano da
França no Brasil, intitulado “Literaturas e escritas jornalísticas,
França-Brasil, 1800-1930” –, desejamos analisar as especificidades da
crônica, uma forma poética híbrida que toma emprestado tanto à
literatura como à imprensa, e que se constitui pouco a pouco como
gênero autônomo, ao longo do século XIX. Reuniremos pesquisadores
franceses, brasileiros, mexicanos e um canadense, sendo a nossa
perspectiva centrada nas trocas culturais (aí inclusa a circulação do
impresso) entre países e continentes, tais e quais foram praticadas no
século XIX, em suas ligações com a evolução e as variações desse
gênero em especial, a crônica. Nesse caso, definimos como eixos de
estudo:
1) A circulação de objetos, ideias e homens, acentuando a circulação
dos “passeurs culturais”, tradutores, diplomatas, viajantes,
escritores e jornalistas
2) As transferências, empréstimos, adaptações, traduções, recriações e
imitações no interior do continente americano e de um continente a
outro. Nesse processo, a Europa pode servir de modelo, mas não
forçosamente de maneira sistemática. Assim, convém questionar o valor
da noção de “América Latina” no processo de construção identitária das
novas repúblicas emergidas das lutas da independência, sempre pensando
que foram os jornais os suportes nos quais as elites locais
expressaram o seu desejo de se apropriar das referências europeias
para estabelecer sua ruptura com o passado colonial: levaremos em
conta, ainda, as diferenciações históricas, linguísticas e culturais
entre as repúblicas independentes hispanofônicas e o Brasil; por fim,
interrogar-nos-emos sobre as relações entre a “América latina” e a
América anglófona.
3) A especificidade da crônica como forma de escrita e as suas
relações com outras rubricas jornalísticas, tal como o folhetim.
Segundo Marie-Éve Thérenty, a crônica é uma invenção francesa. No
Jornal do Commercio, ela seria classificada como um “grosseiro
galicismo”. Sua escrita em patchwork é tributária da periodicidade se
seu suporte e testemunha com uma visão fragmentada a atualidade. É
necessário tornar mais preciso o estatuto da crônica em função das
estratégias literárias de seu autor: a crônica é realmente um gênero
menor, como pensa crítica literária brasileira, mesmo tendo sido
praticada por atores consagrados? O reconhecimento estético da
crônica, enfim, é uma questão a explorar.
PROGRAMAÇÃO:
6 de março de 2014
10h00-12h30: Gênero, difusão e plasticidade literária
Alain Vaillant (Paris X) : Les métamorphoses médiatiques d’un genre littéraire
Lúcia Granja (UNESP): Rubricas e espaço : plasticidade do folhetim e
da crônica
Marie-Eve Thérenty (Université de Montpellier) : Le genre (gender) de
la chronique
Jefferson Cano (UNICAMP) : O cronista e seu público
14h15-17h15 – Cronistas e trocas transatlânticas
Laura Suaréz de la Torre (Instituto Mora, Mx) : De aquí y de allá:
revistas literarias de México del siglo XIX e imágenes para las
revistas literarias de México del siglo XIX
Miguel Ángel de Castro Medina (UNAM, México) : La ciudad de Luis G.
Urbina, 1899-1906
Vera Chalmers (UNICAMP: As crônicas de Carlos Drummond de Andrade:
verso e reverso
Antonio Saborit (Museo Nacional de Antropología e Historia, INAH,
México) : Las crónicas de Manuel Gutiérrez Nájera y amigos que lo
acompañan
Ignacio Corona (The Ohio State University) : La conformación del
mercado global y la crónica de modas de Amado Nervo
17h45 – 19h00 : sessões de comunicação (presença de um dos
especialistas convidados como debatedor)
7 de março de 2014:
9h00 – 12h00 : A crônica na Belle Époque
Antonio Dimas (USP) : Olavo Bilac: jornalista e poeta pelas ruas do Rio
Lise Andries (CNRS, Fr) : Chroniques nocturnes, de Restif de la
Bretonne à Jean Lorrain
Orna Messer (UNICAMP) : Visões da cena: notas sobre o folhetim teatral
na imprensa fluminense (1813-1908)
Dominique Kalifa (Paris I) : Chroniques de la Belle Epoque
Guillaume Pinson (Université Laval,) : Entre chronique et reportage :
Françoise à Paris (La Patrie, 1900)
14h00-17h30 : A pesquisa sobre a crônica na UNESP
Lúcia Granja, Silvia Azevedo, Álvaro Simões Jr., Tânia de Luca,
Valéria Guimarães, Antonio Manoel dos Santos Silva.
17h45 – 19h00 - sessões de comunicação
8 de março de 2014
9h00-11h00 - sessões de comunicação
11h30-13h00 - minicursos
PARTICIPAÇÂO:
Normas para submissão do resumo:
As sessões de comunicação estão abertas a estudantes de pós-graduação
strictu sensu e a pesquisadores. Alunos de graduação poderão
participar como ouvintes.
As intervenções deverão ter, no máximo, 20 minutos, a fim de que as
questões levantadas pelos trabalhos sejam debatidas.
Os resumos devem ser enviados para o e-mail abaixo, com a seguinte
estrutura e formatação:
cronicacomunicacoes@gmail.com
1. letra Times New Roman, corpo 12, com espaçamento simples;
2. as margens superior, inferior, esquerda e direita devem ter 2,5 cm,
em papel tamanho A4;
3. título em maiúsculo, centralizado e em negrito;
4. nome completo do autor com sobrenome em maiúsculo, anteposto ao
nome, alinhado à direita; indicar, entre parênteses, o nome da
instituição a que está vinculado, o local e o e-mail para contato;
5. texto do resumo, iniciado na terceira linha abaixo do nome do autor
e com recuo de parágrafo de 1,25 cm, deve conter entre 250 e 300
palavras ;
6. as palavras-chave devem vir na segunda linha abaixo do resumo e
conter, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras; o termo
palavras-chave deve vir com letras maiúsculas e em negrito, alinhado a
esquerda e seguido de dois pontos; as palavras-chave deverão vir com
letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula.
Datas importantes:
Até dia 31 de janeiro de 2014 – Submissão de resumos para comunicações
5 de fevereiro de 2014 – Divulgação dos aceites
15 de fevereiro de 2014 – Último dia para o pagamento e efetivação da
inscrição com apresentação de comunicação
21 de fevereiro de 2014 –Último dia para o pagamento e efetivação da
inscrição sem apresentação de comunicação
Valores das inscrições:
Professor e pesquisador doutor:
Com apresentação de trabalho R$ 150,00
Sem apresentação de trabalho R$ 130,00
Pós-doutorados e doutorandos
Com apresentação de trabalho R$ 130,00
Sem apresentação de trabalho R$ 110,00
Mestres e mestrandos
Com apresentação de trabalho R$ 100,00
Sem apresentação de trabalho R$ 90,00
Ouvintes:
R$ 50,00
Preencher ficha de inscrição e enviá-la, mais o comprovante de
pagamento, para o e-mail abaixo (mais informações na ficha de inscrição)
cronicainscricoes@gmail.com
COMISSÔES
Comissão Organizadora (presidência):
Profa. Dra. Lúcia Granja
Profa. Dra. Lise Andries
Comissão Organizadora (organização geral):
Profa. Dra. Lúcia Granja (Ibilce-UNESP)
Profa. Dra. Lise Andries (CELLF – Sorbonne IV)
Prof. Dr. Arnaldo Franco Jr. (Ibilce-UNESP)
Profa. Dra. Juliana Maia de Queiróz (pós-doutoranda FAPESP)
Profa. Ms. Sônia Maria Nita ( UNIR-RO; doutoranda na UNESP)
Priscila Renata Gimenez ( doutoranda FAPESP)
Fernando Poiana (mestrando na UNESP)
Fernanda Mansilia Paulino (mestranda-UNESP) )
Guilherme Silveira ( mestrando-UNESP)
Jaqueline Padovani da Silva (mestranda-UNESP)
Karina Espúrio ( mestranda na UNESP)
Mirella Amaral (mestranda -UNESP)
Vizette Priscila Seidel (mestranda-UNESP)
Odair Dutra Santana Junior (bolsista de IC FAPESP)
Comissão Científica:
Profa. Dra. Lúcia Granja (Ibilce-UNESP)
Profa. Dra. Lise Andries (CELLF – Sorbonne IV)
Prof. Dr. Arnaldo Franco Jr. (Ibilce-UNESP)
Prof. Dr. Jefferson Cano (UNICAMP)
Prof. Dr. Pedro Paulo Catharina (UFRJ)
Profa. Dra. Juliana Maia de Queiróz (pós-doutoranda FAPESP)
Priscila Renata Gimenez ( doutoranda FAPESP)
Comissão de apoio e monitoria:
Isadora Carvalho Costa (graduanda em Letras)
Davi Silistino de Souza (graduando em Letras)
Jakeline Longo Porto (graduada em Letras na UNESP)
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
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