quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cinzas de Gabriel García Márquez ficarão em Cartagena, na Colômbia

As cinzas do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, que morreu em 2014 no México, serão levadas à cidade caribenha de Cartagena, onde permanecerão a partir de dezembro, informaram nesta terça-feira autoridades locais.

Em um comunicado, o governo de Bolívar (norte da Colômbia) anunciou que "as cinzas do escritor colombiano Gabriel García Márquez repousarão na cidade de Cartagena de Índias", capital do estado.

"A família de Gabriel García Márquez, sua esposa, Mercedes Barcha, e seus filhos, Rodrigo e Gonzalo, tomaram esta decisão, que foi acolhida com profunda emoção por este governo", acrescentou o texto.

Divulgação


O lugar onde, a partir de 12 de dezembro, repousarão as cinzas de García Márquez será o Claustro de La Merced, um antigo convento situado na zona histórica e murada da cidade, que atualmente funciona como sede da Universidade de Cartagena.

O local fica a poucas quadras da casa de García Márquez em Cartagena, cidade onde o escritor de obras como "Cem Anos de Solidão" começou a trabalhar como jornalista e que também é sede da FNPI (Fundaciíon Nuevo Periodismo Iberoamericano), criada pelo Nobel para promover a formação de jovens repórteres da região.

"A relação do escritor com Cartagena teve a característica de um permanente ir e vir, como assim o fazia Gabo. Aqui sempre esteve para visitar seus pais, seus irmãos e seus amigos", acrescentou o comunicado do governo, justificando a eleição da família sobre a morada final de García Márquez.

Segundo as autoridades, junto às cinzas chegará ao Claustro de La Merced um bronze da escultora britânica Kate Murray, "querida amiga" do escritor e o qual será doado pela família García Barcha.

As cinzas do escritor, falecido em 17 de abril de 2014 aos 87 anos, permanecem até agora no México, país no qual morreu e onde residia desde de seu exílio da Colômbia na década de 1980.

A família de García Márquez não se pronunciou até agora sobre a decisão de transportar as cinzas do escritor, um dos maiores expoentes do realismo mágico latino-americano e laureado em 1982 com o Prêmio Nobel de Literatura.

Fonte: Folhauol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...