Com o tema “Pelo fim do racismo, da violência e pelo bem viver”, mulheres negras brasileiras realizam nesta quarta-feira (18/11), a partir das 9h, em Brasília, a Marcha Nacional das Mulheres Negras. O ato, que terá sua concentração a partir das 8h30 no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), aguarda a presença de 20 mil mulheres que marcharão pelo Eixo Monumental até o Congresso Nacional. A iniciativa é protagonizada por organizações de mulheres negras, que contam com o apoio de outras entidades do Movimento Negro, e que apoiam a equidade sociorracial e de gênero. O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos também apoia a iniciativa, que compõe a Semana Nacional da Consciência Negra.
Entre as principais demandas da Marcha Nacional das Mulheres Negras está o fim do femicídio de mulheres negras; a garantia de atendimento e acesso à saúde de qualidade às mulheres negras; a penalização da discriminação racial e sexual nos atendimentos dos serviços públicos e o fim do racismo e sexismo produzidos nos veículos de comunicação, que promovem a violência simbólica e física contra as mulheres negras. Elas também marcham pela titulação e garantia das terras quilombolas, especialmente em nome das mulheres negras; pelo fim do desrespeito religioso; pela garantia da reprodução cultural das práticas ancestrais de matriz africana e pela participação efetiva na vida pública.
A programação da Marcha engloba oficinas ligadas às mais diversas expressões da cultura negra, além de atividades ligadas à geração de renda, de apropriação de novas tecnologias, entre outras, visando o estímulo ao aumento da autoestima coletiva das mulheres negras.
Semana Nacional da Consciência Negra
Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos realiza e apoia, entre os dias 16 e 20 deste mês, uma série de atividades que fazem alusão à data.
“O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão, discussão e para comemorar a presença negra na sociedade brasileira e sua grande participação na constituição do nosso país", considera a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes.
Consagrado como data de sensibilização nacional para conquista de direitos e de valorização da história e cultura da população negra, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído em 2011, pela Lei 12.519/11, e é celebrado em todo o país.
Fonte: Seppir/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário