Ministra da Igualdade Racial representa governo nas comemorações pelos 40 anos de independência do país africano no dia 25 de junho
Divulgação/Portal Planalto
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, representará a presidenta Dilma Rousseff nas comemorações dos 40 anos da Independência de Moçambique, celebrada em 25 de junho. A festa oficial será realizada na capital, Maputo, na quarta (24) e quinta-feira (25), com a presença do presidente Filipe Nyusi e de vários Chefes de Estado.
Em função de compromissos já assumidos, a presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao presidente Nyusi lamentando não poder participar das celebrações. Dilma destacou que a data da independência moçambicana tem inegável valor histórico, não apenas para Moçambique, mas também para o Brasil.
A presidenta lembrou que foi no mesmo ano da independência, 1975, que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, e afirmou que Moçambique é hoje um dos principais parceiros do continente africano, com quem o Brasil mantém acordos bilaterais em diversos setores, desde a cooperação técnica ao diálogo econômico, comercial e cultural.
Entre os dias 28 de maio e 3 de junho, a ministra Nilma Lino Gomes foi a Moçambique em viagem oficial. Ela reuniu-se com ministros de Estado cujas pastas já possuem acordos de cooperação assinados com a Secretaria e outros Ministérios brasileiros. A iniciativa está entre as prioridades da Seppir, que pretende fortalecer as relações com outros países, sobretudo do continente africano e que têm o português como língua oficial.
Sobre as comemorações
No dia 7 de abril, o presidente Nyusi lançou oficialmente as celebrações pela data, no Distrito de Mueda, Província de Cabo Delgado. Lá, ocorreu um dos últimos episódios de resistência à dominação colonial, antes do início da luta armada pela libertação do país. Na ocasião, Nyusi convidou toda a população de Moçambique a refletir sobre o futuro, tendo como foco os valores comuns e a superação dos desafios que assegurem o desenvolvimento.
"Façamos do 40º aniversário da nossa independência um momento de reafirmação da nossa soberania e renovação do nosso compromisso coletivo de continuar a construir um país unido e próspero", disse.
Em Mueda, teve início a "Marcha da Chama da Unidade Nacional", que está percorrendo todas as Províncias até chegar à Praça da Independência, em Maputo. Na quinta-feira de manhã haverá uma cerimônia em homenagem aos soldados que lutaram pela Independência. Ao meio dia, será realizada a cerimônia principal, com a presença de toda a população, no Estádio da Machava. No fim do dia, haverá uma recepção para os convidados, na Ponta Vermelha.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário