quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nilma Lino Gomes celebra independência de Moçambique

Ministra da Igualdade Racial representa governo nas comemorações pelos 40 anos de independência do país africano no dia 25 de junho
Ministra Nilma Lino Gomes representará a presidenta Dilma Rousseff nas comemorações
Divulgação/Portal Planalto
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, representará a presidenta Dilma Rousseff nas comemorações dos 40 anos da Independência de Moçambique, celebrada em 25 de junho. A festa oficial será realizada na capital, Maputo, na quarta (24) e quinta-feira (25), com a presença do presidente Filipe Nyusi e de vários Chefes de Estado.
Em função de compromissos já assumidos, a presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao presidente Nyusi lamentando não poder participar das celebrações. Dilma destacou que a data da independência moçambicana tem inegável valor histórico, não apenas para Moçambique, mas também para o Brasil.
A presidenta lembrou que foi no mesmo ano da independência, 1975, que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, e afirmou que Moçambique é hoje um dos principais parceiros do continente africano, com quem o Brasil mantém acordos bilaterais em diversos setores, desde a cooperação técnica ao diálogo econômico, comercial e cultural.
Entre os dias 28 de maio e 3 de junho, a ministra Nilma Lino Gomes foi a Moçambique em viagem oficial. Ela reuniu-se com ministros de Estado cujas pastas já possuem acordos de cooperação assinados com a Secretaria e outros Ministérios brasileiros. A iniciativa está entre as prioridades da Seppir, que pretende fortalecer as relações com outros países, sobretudo do continente africano e que têm o português como língua oficial.
Sobre as comemorações
No dia 7 de abril, o presidente Nyusi lançou oficialmente as celebrações pela data, no Distrito de Mueda, Província de Cabo Delgado. Lá, ocorreu um dos últimos episódios de resistência à dominação colonial, antes do início da luta armada pela libertação do país. Na ocasião, Nyusi convidou toda a população de Moçambique a refletir sobre o futuro, tendo como foco os valores comuns e a superação dos desafios que assegurem o desenvolvimento.
"Façamos do 40º aniversário da nossa independência um momento de reafirmação da nossa soberania e renovação do nosso compromisso coletivo de continuar a construir um país unido e próspero", disse.
Em Mueda, teve início a  "Marcha da Chama da Unidade Nacional", que está percorrendo todas as Províncias até chegar à Praça da Independência, em Maputo. Na quinta-feira de manhã haverá uma cerimônia em homenagem aos soldados que lutaram pela Independência. Ao meio dia, será realizada a cerimônia principal, com a presença de toda a população, no Estádio da Machava. No fim do dia, haverá uma recepção para os convidados, na Ponta Vermelha.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...