Publicação pretende um maior envolvimento entre parceiros e comunidades locais; 110 técnicos e gestores contribuíram para o projeto que aborda vários temas do contexto africano.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou um manual prático para envolver várias partes interessadas na gestão de reservas da biosfera com as comunidades africanas.
O Manual de Gestão de Reservas da Biosfera da Unesco em África foi apresentado na 27ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa sobre o Homem e a Biosfera, que decorre em Paris.
Parceiros
A primeira versão da publicação de referência está disponível em inglês e francês, mas a agência refere que a obra deverá ser publicada em outras línguas. Os alvos da publicação incluem gestores de reservas da biosfera da agência, o seu pessoal e parceiros.
Os autores do guia são Wafaa Amer do Egito, Sheila Ashong do Gana e Djafarou Tiomoko do Benim. Cerca de 110 técnicos e gestores também contribuíram para realizar o projeto.
Planos de Gestão
O manual detalha ações para conservar a natureza, para um equilíbrio com o desenvolvimento socioeconômico e para a redução da pobreza, além de contextualizar a informação teórica para a realidade em África.
A Unesco revela que entre os temas abordados estão conflitos e benefícios entre parceiros e comunidades locais, a elaboração de planos de gestão e outros.
O documento ilustra quadros jurídicos e administrativos para Reservas da Biosfera da Unesco e detalha como organizar consultas e audições além de conter informação para potenciais doadores e pessoas que tomam decisões.
Fonte: radioonu
Nenhum comentário:
Postar um comentário