Lançamento foi feito em Nova Iorque, iniciativa foi desenvolvida com base em programa da agência da ONU e a casa de moda Gucci; mais de 7,5 milhões de crianças da África Subsaariana e da Ásia tiveram acesso melhorado à educação.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Um filme de curta-metragem que realça a evolução da educação em Moçambique foi lançado para assinalar os 10 anos de uma parceria entre o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e a casa de moda italiana Gucci.
A cineasta Christina Voros assina a produção Growing Tall, ou Atingindo Alturas, em tradução livre, lançada em Nova Iorque. O foco vai para o poder da educação de transformar vidas, especialmente para meninas e mulheres.
Progressos
Atingindo Alturas retrata experiências pessoais de crianças, professores e pais de uma comunidade rural da província central de Tete. A ideia é ilustrar progressos alcançados na última década nas áreas de atuação da iniciativa.
Moçambique registou uma evolução de crianças matriculadas no ensino primário de cerca de 4 milhões em 2005 para 5,5 milhões em 2013.
O Unicef sublinha que mais de 7,5 milhões de crianças da África Subsaariana e da Ásia tiveram um melhor acesso à educação de qualidade através da parceria.
África Subsaariana
A agência realça que as meninas compõem metade das cerca de 58 milhões de crianças em idade escolar primária que ainda estão fora da escola. Na África Subsaariana, uma em cada 5 crianças está nessa situação.
A década de parceria celebra também os mais de 8,7 mil professores e educadores formados e a construção de cerca de 300 salas de aula . Os progressos nas áreas do projeto incluem a instalação de mais de 14,6 mil carteiras e cerca de 1,8 mil instalações de água e saneamento.
Fonte: radioonu
Nenhum comentário:
Postar um comentário