Melhor do que viajar sem sair do lugar é viajar para destinos que conhecemos nos livros.
Todo leitor (e viajante) sabe que não é difícil viajar sem sair de casa. Basta abrir um livro que um novo mundo se abre diante dos olhos em forma de letras, histórias e imagens.
No entanto, a sensação de percorrer o planeta não é tão completa quanto realizar uma viagem de verdade. Mas o melhor de tudo isso é que existem destinos especiais que parecem ter sido criados somente para o deleite do público apaixonado por literatura.
São diversos os lugares que cumprem essa missão, desde cidades onde nasceram escritores consagrados até locais onde a valorização cultural é marcante. Conheça oito deles e inspire-se.
ITABIRA
Quem conhece e admira a obra de Drummond deve visitar Itabira, cidade mineira onde nasceu o poeta. Ao chegar no destino, o visitante pode percorrer os “Caminhos Drummondianos”, rota que abriga placas-poemas localizadas nos lugares citados pelo poeta em suas obras, vivenciando de forma única toda sua criação poética.
O percurso inclui também paradas na casa onde morou Drummond, no memorial projetado pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer; e no Centro Cultural Fazenda do Pontal, onde o escritor viveu parte de sua infância.
FORTALEZA
Autor de clássicos como “Senhora” e “Iracema”, José de Alencar nasceu em Fortaleza, no início do século 19.
Atualmente, muitos espaços culturais da capital cearense levam o seu nome como homenagem, o que atrai a atenção de seus fãs.
Sua primeira casa está aberta para o público e expõe um acervo formado por objetos pessoais, mobília e outros artigos que ajudam manter viva a memória do escritor. A moradia simplória fica ainda em uma área verde, com um toque bucólico contrastante com o litoral de Fortaleza.
Outro atrativo que homenageia o escritor é o Teatro José de Alencar, teatro-monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
RIO DE JANEIRO
Durante décadas, a Cidade Maravilhosa foi o polo literário e intelectual de maior importância em todo o Brasil.
Toda aquela bagagem histórica faz com que a capital fluminense seja o destino perfeito para quem ama literatura, especialmente para os fãs de Machado de Assis.
No centro histórico da cidade é possível visitar a Academia Brasileira de Letras, onde o grande destaque fica por conta da exposição em homenagem ao Bruxo do Cosme Velho, além de conhecer lugares como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura (foto), cujas prateleiras lotadas de livros e a decoração imponente impressionam os visitantes.
BUENOS AIRES
São vários os motivos que fazem de Buenos Aires o destino perfeito para quem ama literatura.
Dona de grande número de livrarias e ponto de encontro de escritores de peso em toda América Latina, a capital da Argentina abriga endereços perfeitos para amantes da literatura como a Livraria El Ateneo, que funciona no interior de um teatro clássico reformado, o Café Tortoni e a Casa de Jorge Luís Borges, um dos maiores nomes da literatura argentina.
PRAGA
Foi em Praga que nasceu Franz Kafka, um dos mais importantes escritores da literatura mundial, autor de clássicos como “A Metamorfose” e “O Processo.
A capital da República Checa é endereço da Biblioteca do Mosteiro de Strahov (foto), que por sua beleza descomunal se destaca facilmente entre as mais belas do mundo.
O roteiro se completa com atividades simples como caminhadas pelas ruas históricas, paradas em espaços culturais e literários.
PARIS
A capital da França foi o centro do mundo artística e literário. Foi também a inspiração para escritores consagrados, tendo recebido cada um deles sempre de braços abertos.
Em Paris, leitores apaixonados poderão visitar o cemitério Père Lachaise (foto), onde estão enterrados Proust, Oscar Wilde e Colette, entre outros escritores que marcaram época.
As bibliotecas e as galerias de arte parisienses também deixarão seus dias por lá muito mais literários.
LONDRES
A Biblioteca Nacional Britânica (foto) impressiona pelos números.
Sua coleção tem 170 milhões de exemplares, de vários países e em diversos idiomas; o prédio atual foi inaugurado em 1973, mas seu acervo vem se formando desde 1753; e, anualmente, mais de um milhão de visitantes têm o privilégio de percorrer suas prateleiras.
E muitas outras atrações literárias estão à espera do público. Alguns dos pubs da cidade, por exemplo, foram homenageados em contos escritos por Charles Dickens, detalhe que deixa a experiência de provar uma cerveja inglesa ainda mais emocionante (e literária).
DUBLIN
A Universidade de Trinity é uma das atrações de Dublin e ponto de encontro para os apaixonados por Oscar Wilde.
Foi ali que o escritor estudou e, não muito longe dali, morou em uma casa que hoje funciona como museu.
Uma das experiências inusitadas para os amantes de literatura é o Literary Pub Crawl, um tour literário que passa por bares, pubs e outros lugares históricos da capital irlandesa. O passeio conta ainda com interpretações artísticas.
Fonte: http://viagemempauta.com.br/2015/04/01/destinos-literarios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário