quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ativista cultural de Moçambique defende projeção da diversidade para o mundo

Diretora do grupo Mutubela Gogo, Manuela Soeiro quer tecnologias de informação mais aproveitadas; autoridades organizam reflexão sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento.
Foto: Rádio ONU/Ouri Pota
Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.
Celebra-se neste dia 21 de maio o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.
A data foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 2002 na sequência da adoção da Declaração Universal da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sobre o tema.
Debate
O Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique promove um debate denominado "Tribuna Cultural", sob o tema "A contribuição da Cultura para o desenvolvimento do país nos últimos 40 anos".
A diretora artística do grupo teatral Mutubela Gogo, Manuela Soeiro, disse que os temas a serem apresentados são essenciais com a diversidade cultural vasta do país, daí a necessidade de sistematizar de projetá-la ao mundo.
"Agora começa haver necessidade de nós sistematizarmos as datas e isso faz parte de nossa agenda. Mostrar ao mundo aquilo que nós temos de facto aqui dentro do país e isso vai ser possível e está a acontecer. É uma questão de facto das entidades ligadas a isso não só divulgarem esse aspeto, é preciso de facto dar mais informação e nós, os artistas, devemos exigir, claro que temos que ser mais rápidos."
Contacto
Para a artista, com a aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação na promoção da diversidade, o mundo deverá ter maior facilidade de contacto com a realidade nacional.
"Com a declaração da diversidade cultural para o desenvolvimento e ao diálogo, isso faz com que também comecem a ser utilizados computadores, Internet, todos esses meios, para acelerar o conhecimento nas pessoas. Portanto são coisas que estão a começar aparecer para o fácil acesso à informação."
Património
A Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural define a diversidade cultural como um património comum da humanidade.


O objetivo da data é cultivar a compreensão da riqueza e a  importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito entre os indivíduos de diferentes realidades.
Fonte: radioonu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...