Países encerraram diálogo político no início da década de 60 durante o governo do presidente John F. Kennedy.
O secretário-geral da ONU elogiou o anúncio dos Estados Unidos e de Cuba sobre o início de conversações para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países. As nações encerram o diálogo político no início da década de 60 durante o governo do presidente John F. Kennedy.
Ban Ki-moon disse que queria agradecer aos presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Raúl Castro, de Cuba, pela decisão.
Segundo agências de notícias, o presidente norte-americano afirmou que a medida representa “as mudanças mais importantes na política dos Estados Unidos em relação a Cuba nos últimos 50 anos”. Há relatos de que o governo dos EUA deverá abrir uma embaixada em Havana, capital de Cuba, já nos próximos meses.
Segundo Ban, a ONU destacou insistentemente, através de repetidas resoluções da Assembleia Geral, que os dois países devem normalizar suas relações bilaterais. “A este respeito, eu saúdo calorosamente o progresso de hoje. Espero sinceramente que estas medidas e este anúncio ajudem a ampliar ao máximo os intercâmbios entre os dois povos que estiveram separados por muito tempo”, disse o chefe da ONU.
Ban afirmou que a Organização está pronta para ajudar ambos os países a cultivar as relações diplomáticas. Ele fez a declaração durante uma entrevista de fim de ano a correspondentes na sede das Nações Unidas, em Nova York.
Fonte: http://nacoesunidas.org/ban-ki-moon-elogia-retomada-de-relacoes-diplomaticas-entre-cuba-e-estados-unidos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário