Milhares de pessoas acompanharam na manhã desta segunda-feira, 30, a chegada da Tocha Olímpica em União dos Palmares. O símbolo dos Jogos Olímpicos foi recebido com muita festa e apresentações culturais, ao longo do percurso.
A chama foi conduzida por onze pessoas num trajeto de 2,5 km pelas principais ruas e avenidas da cidade. “É uma emoção muito grande participar desse momento, estou emocionado demais, pois o pobre só aparece em coisa ruim na televisão, e eu estou aqui representando minha terra”, disse Cícero do carro de confeito, último condutor da Tocha na cidade.
Após a celebração na cidade, a Tocha seguiu para a Serra da Barriga, onde está localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. No solo sagrado, a chama foi recebida por centenas de religiosos de matrizes africana, comunidades quilombolas, um grupo de afoxé e autoridades.
Na Serra, a tocha foi conduzida pelo professor Francisco Viana, a iyalorixá Mãe Neide Oyá d’Oxum, Mãe Miriam e Pai Célio. “Estou emocionada e feliz por esse momento especial aqui neste solo de guerreiros”, disse Mãe Neide.
O prefeito Eduardo Pedroza, destacou a importância do evento para o município. “A vinda da Tocha a União dos Palmares mostra a nossa importância cultural para o mundo, sinto-me muito feliz por todo esse evento ter dado certo”, disse.
João Paulo Farias
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de União dos Palmares
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de União dos Palmares
Nenhum comentário:
Postar um comentário