quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Afeganistão: empoderamento de mulheres é foco de seminário da ONU

Principais pontos foram  a promoção de uma maior participação na sociedade e soluções práticas para abordar os muitos desafios que elas enfrentam na vida pública; workshop ocorreu na capital do país, Cabul.



Foto: Unama
A promoção de uma maior participação das mulheres na sociedade no Afeganistão e soluções práticas para abordar desafios que elas enfrentam na vida pública foram os principais pontos de um workshop da ONU na capital do país, Cabul.
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
Cerca de 50 pessoas participaram no evento, incluindo representantes do governo da província, da Missão da ONU no país, Unama, e ativistas.
Educação e Saúde
Os participantes discutiram soluções para os problemas enfrentados por mulheres no âmbito dos distritos, como acesso à educação e aos serviços de saúde.
Também foram debatidas formas de aumentar o entendimento das mulheres sobre seu papel na sociedade e como sua participação pode ser ampliada.
Casamento Precoce
A diretora de uma escola secundária para meninas em Shakardara, Masoma Sakhi, afirmou que por conta de restrições tradicionais, como casamento precoce, muitas deixam seus estudos antes de completá-los.
Ela afirmou que é preciso aumentar a conscientização entre as famílias sobre a importância da educação.
O mandato da Unama prevê o apoio à "plena implementação de liberdades fundamentais e disposições de direitos humanos" da Constituição afegã e tratados internacionais dos quais o país é signatário, particularmente aqueles relacionados aos direitos das mulheres.
Fonte: radioonu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...