terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nesta terça-feira, 27 de janeiro, evento no Rio de Janeiro relembra as vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro de 2015, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), em parceira com a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), organizam uma cerimônia para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
(Divulgação/ONU)
No dia 27 de janeiro de 2015, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), em parceira com a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), organizam uma cerimônia para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O evento será realizado no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, às 19h00, e contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais e de líderes comunitários e religiosos. Membros do corpo diplomático e diplomatas franceses participarão de homenagem aos mortos nos recentes ataques terroristas em Paris. Estarão presentes também sobreviventes do Holocausto e representantes de outras comunidades vítimas do nazismo.
O Dia Internacional, instituído em 2005 pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo incentivar a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. O Dia lembra também a libertação do campo de concentração nazista Auschwitz Birkenau, pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Por isso, o evento deste ano tem como foco principal a homenagem aos 200 mil prisioneiros que, 70 anos atrás, conseguiram sobreviver às terríveis condições do campo de concentração.
O ano de 2015 marca o 70° aniversário do final da Segunda Guerra Mundial e a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU). Os princípios de direitos humanos e de dignidade para todos foram consagrados na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos e ressaltam o quão profundamente a ONU foi moldada pela tragédia do Holocausto.
Na ocasião também será inaugurada a exposição organizada pela Embaixada da Polônia em homenagem a Jan Karski, herói da resistência polonesa, que fugiu da Polônia ocupada e apresentou um relatório sobre o Holocausto.
O evento é aberto somente para convidados.
Credenciamento para a imprensa: enviar nome do veículo, dos profissionais, RG e telefone para o email lianegz@terra.com.br
Outras informações sobre as atividades das Nações Unidas em relação ao Holocausto podem ser encontradas em:www.un.org/holocaustremembrance
Informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
E-mail:lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 9.8277.0606
Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação da ONU
21-2253-2211
21-98202-0171
valeria.schilling@unic.org
Fonte: http://nacoesunidas.org/evento-no-rio-de-janeiro-relembra-as-vitimas-do-holocausto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...